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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LEITE, Vania Finholdt Angelo  e  FONTOURA, Helena do Amaral. Parceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática?. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.154-162. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24339.

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades contidas na parceria universidade-escola básica, apresentando como eixos a formação docente e o estágio supervisionado. O conceito de comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991) foi utilizado para analisar as duas situações de estágio supervisionado. Constatou-se que houve a formação de uma comunidade de prática, porque professoras se engajaram nas questões de alfabetização e de indisciplina. Realizaram planejamentos, atividades de leitura e escrita e buscaram as potencialidades dos alunos. Adquiriram um repertório compartilhado de rotinas e atividades para alfabetização, partilharam responsabilidades pelo processo de ensino e aprendizagem, bem como formas de resolver problemas da sala de aula.

Palavras-chave : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Escola - Instituições de Ensino Superior.

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