SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2“My daily work”: day by day of children in the outskirts of MaputoThe meanings attributed by children to the city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

LOPES, Jader Janer Moreira  and  FERNANDES, Maria Lidia Bueno. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.202-211.  Epub July 04, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30546.

Este texto aborda as crianças e seus espaços cotidianos, mais especificamente o espaço de suas vidas nas cidades. Dialogando com autores que abordam a interface criança, infâncias e espaços urbanos, busca trazer contribuições da Geografia da Infância para o tema, reconhecendo o espaço como indissociável da vida e refutando a lógica que tem colocado as trajetórias humanas na Terra como caminhos lineares e em sequência temporal cronologicamente concebida. A concepção de espaço geográfico como expressão construída na vida e de onde a vida se origina, abarca o universo infantil e o coloca dentro desse processo dialético. Assim, falar em Geografia da Infância, ler a infância, tendo como viés de entrada esse encontro que o espaço geográfico perrmite, é, para além de um significativo encontro geracional, assumir as crianças com suas potenciais presenças e como sujeitos explícitos de enunciações no espaço e no tempo, inseridas nas dimensões política, simbólica e material das sociedades.

Keywords : Crianças; Infância; Cidades; Geografia da Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )