SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2“O meu trabalho do dia a dia”: o quotidiano das crianças na periferia de MaputoOs sentidos atribuídos pelas crianças à cidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LOPES, Jader Janer Moreira  e  FERNANDES, Maria Lidia Bueno. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.202-211.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30546.

Este texto aborda as crianças e seus espaços cotidianos, mais especificamente o espaço de suas vidas nas cidades. Dialogando com autores que abordam a interface criança, infâncias e espaços urbanos, busca trazer contribuições da Geografia da Infância para o tema, reconhecendo o espaço como indissociável da vida e refutando a lógica que tem colocado as trajetórias humanas na Terra como caminhos lineares e em sequência temporal cronologicamente concebida. A concepção de espaço geográfico como expressão construída na vida e de onde a vida se origina, abarca o universo infantil e o coloca dentro desse processo dialético. Assim, falar em Geografia da Infância, ler a infância, tendo como viés de entrada esse encontro que o espaço geográfico perrmite, é, para além de um significativo encontro geracional, assumir as crianças com suas potenciais presenças e como sujeitos explícitos de enunciações no espaço e no tempo, inseridas nas dimensões política, simbólica e material das sociedades.

Palavras-chave : Crianças; Infância; Cidades; Geografia da Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )