SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Babies at day care centers in urban spaces in RioAcademic engagement: challenges for student permanence in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MEYER, Patrícia; SPRICIGO, Cinthia Bitencourt; MANFFRA, Elisangela Ferretti  and  VOSGERAU, Dilmeire Sant'anna Ramos. O desafio da mobilização institucional na formação docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.250-261.  Epub July 04, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27594.

A promoção do desenvolvimento profissional de professores é um desafio para as instituições de ensino superior que buscam a excelência na qualidade de ensino. Dentre os entraves está a dificuldade em equilibrar as necessidades individuais e institucionais, assim como envolver não apenas os professores, mas também colaboradores, gestores e estudantes. Este estudo de caso tem por objetivo examinar o desafio da mobilização institucional na formação docente a partir da atuação do setor responsável por essas estratégias no âmbito de uma universidade comunitária confessional, adotando como referencial teórico para análise Zabalza (2004), Saroyan e Amundsen (2004), Cunha (2010) e Veiga et al. (2012). Estuda-se como o processo de criação e consolidação do Centro de Ensino e Aprendizagem (2014-2016) ocorreu, contemplando o contexto de origem, a articulação administrativa e as características do programa de formação instituído. Destacam-se, dentre as medidas tomadas para engajar e legitimar as ações, a adoção de diversas frentes de atuação simultâneas, o reconhecimento às boas práticas docentes e o incentivo ao compartilhamento de experiências.

Keywords : Ensino superior; Desenvolvimento profissional; Formação docente; Professor universitário.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )