SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Bebés en guarderías y espacios urbanos cariocasCompromiso académico: desafíos para la permanencia del estudiante en la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MEYER, Patrícia; SPRICIGO, Cinthia Bitencourt; MANFFRA, Elisangela Ferretti  y  VOSGERAU, Dilmeire Sant'anna Ramos. O desafio da mobilização institucional na formação docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.250-261.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27594.

A promoção do desenvolvimento profissional de professores é um desafio para as instituições de ensino superior que buscam a excelência na qualidade de ensino. Dentre os entraves está a dificuldade em equilibrar as necessidades individuais e institucionais, assim como envolver não apenas os professores, mas também colaboradores, gestores e estudantes. Este estudo de caso tem por objetivo examinar o desafio da mobilização institucional na formação docente a partir da atuação do setor responsável por essas estratégias no âmbito de uma universidade comunitária confessional, adotando como referencial teórico para análise Zabalza (2004), Saroyan e Amundsen (2004), Cunha (2010) e Veiga et al. (2012). Estuda-se como o processo de criação e consolidação do Centro de Ensino e Aprendizagem (2014-2016) ocorreu, contemplando o contexto de origem, a articulação administrativa e as características do programa de formação instituído. Destacam-se, dentre as medidas tomadas para engajar e legitimar as ações, a adoção de diversas frentes de atuação simultâneas, o reconhecimento às boas práticas docentes e o incentivo ao compartilhamento de experiências.

Palabras clave : Ensino superior; Desenvolvimento profissional; Formação docente; Professor universitário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )