SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2El desafío de la movilización institucional en la formación docenteLa inclusión de los niños con discapacidad en la educación infantil: proceso en construcción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

VITORIA, Maria Inês Côrte; CASARTELLI, Alam; RIGO, Rosa Maria  y  COSTA, Priscila Trarbach. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.262-269.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960.

O artigo analisa o engajamento acadêmico e as respectivas implicações pedagógicas. A análise parte do grupo de estudo “Engagement estudantil, calidad de los aprendizajes y abandono en la universidad”, do qual fazem parte 11 grupos de pesquisa, desenvolvidos em Redes de Cooperação em seis países distintos. O vocábulo engagement revela-se portador de uma multiplicidade de significados cuja abrangência e complexidade dificultam as tentativas de estabelecimento de um conceito único capaz de congregar os inúmeros aspectos que o compõem. Identifica-se a existência de diferentes tipos de engagement (pessoal, moral, social, profissional, identitário, acadêmico, relacional) que, por se referirem a diferentes aspectos da vida dos indivíduos, são analisados de maneira isolada pelas diferentes áreas do conhecimento. Reflete-se sobre as instituições de ensino superior, que têm buscado estratégias para favorecer não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes nos cursos universitários de maneira a reduzir a apatia estudantil em face do mundo acadêmico e minimizar os altos índices de evasão.

Palabras clave : Engajamento acadêmico; Educação Superior; Permanência na Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )