SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2O desafio da mobilização institucional na formação docenteA inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

VITORIA, Maria Inês Côrte; CASARTELLI, Alam; RIGO, Rosa Maria  e  COSTA, Priscila Trarbach. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.262-269.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.27960.

O artigo analisa o engajamento acadêmico e as respectivas implicações pedagógicas. A análise parte do grupo de estudo “Engagement estudantil, calidad de los aprendizajes y abandono en la universidad”, do qual fazem parte 11 grupos de pesquisa, desenvolvidos em Redes de Cooperação em seis países distintos. O vocábulo engagement revela-se portador de uma multiplicidade de significados cuja abrangência e complexidade dificultam as tentativas de estabelecimento de um conceito único capaz de congregar os inúmeros aspectos que o compõem. Identifica-se a existência de diferentes tipos de engagement (pessoal, moral, social, profissional, identitário, acadêmico, relacional) que, por se referirem a diferentes aspectos da vida dos indivíduos, são analisados de maneira isolada pelas diferentes áreas do conhecimento. Reflete-se sobre as instituições de ensino superior, que têm buscado estratégias para favorecer não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes nos cursos universitários de maneira a reduzir a apatia estudantil em face do mundo acadêmico e minimizar os altos índices de evasão.

Palavras-chave : Engajamento acadêmico; Educação Superior; Permanência na Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )