SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Academic engagement: challenges for student permanence in Higher EducationThe teaching of Philosophy of Education and the notions of good meetings, event and surface author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ALVES, Fabíola Fernanda Patrocínio. A inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.270-279.  Epub July 04, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.26786.

O presente artigo resulta de um estudo teórico e visa discutir a inclusão das crianças com deficiência na educação infantil, ressaltando as práticas e os desafios deste processo em construção. Para tanto, apresenta considerações gerais sobre o conceito de infância, sinalizando que a deficiência é uma experiência que institui singularidades no modo como a criança vivencia sua infância. Comenta a constituição do campo da educação infantil, apresentando sua ascensão de um campo “clandestino” de atuação, ligado ao assistencialismo à etapa da Educação Básica, organizado por meio de referenciais que lhe concede importância e atribuições próprias dentro da política educacional. Por fim, contextualiza a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, apontando os desafios relacionados à inclusão das crianças com deficiência no âmbito da creche e pré-escola.

Keywords : Infância; Criança com deficiência; Educação especial; Educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )