SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2O ensino de Filosofia da Educação e as noções de bons encontros, acontecimento e superfícieDocência na prisão: relação professor-aluno e identidade docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ARRIADA, Eduardo; MICHEL, Caroline Braga  e  NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. Brasil e Uruguai: influências e aproximações no campo intelectual educacional. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.2, pp.289-299.  Epub 04-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31936.

No Brasil, nos anos finais do século XIX, como nas primeiras décadas do XX, é possível evidenciar aproximações com os modelos internacionais nos mais diversos campos: econômico, social, político, cultural, educacional. Considerando que muitos intelectuais de Pelotas tiveram um papel ativo na divulgação de um ideário educacional na cidade, tem-se como objetivo neste texto discutir os itinerários de formação desses intelectuais, as redes de sociabilidades que engendraram suas projeções, bem como a influência que receberam de autores uruguaios. Cabe salientar que, pautados no campo da história da educação, compreende-se como intelectual o sujeito que das mais variadas formas preocupava-se em divulgar, discutir e propor projetos educacionais, seja por meio de redes de sociabilidades, seja por conferências, cursos, artigos jornalísticos. Para tanto, foram pesquisados elementos das trajetórias desses intelectuais a partir do acesso de diversos exemplares que compunham seus acervos.

Palavras-chave : História da educação; Uruguai; Pelotas (Rio Grande do Sul); Intelectuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )