SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Vygotskian (but only partly Vygotsky’s) understanding of special education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GIEST, Hartmut. Defectologia de Vygotsky: um termo equivocado para uma grande concepção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.334-346.  Epub July 05, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31725.

Embora defectologia seja um termo equivocado (sugerindo o contrário do seu significado), é uma grande concepção que oferece soluções para muitos problemas ligados à inclusão como uma demanda da sociedade moderna. Por isso vou 1) revelar as raízes teóricas da concepção, 2) traçar o seu desenvolvimento histórico, a fim de mostrar como foi mal interpretado, 3) aplicar a concepção à inclusão e 4) demonstrar alguns exemplos práticos que mostram que a concepção também é importante para prática educacional – entre outras coisas, ajudando a fechar a lacuna entre teoria e prática.

Keywords : Psicologia; Educação; Vygotsky; Defectologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )