SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3La comprensión Vygotskyana (pero sólo en parte de Vygotsky) de la educación especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GIEST, Hartmut. Defectologia de Vygotsky: um termo equivocado para uma grande concepção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.334-346.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31725.

Embora defectologia seja um termo equivocado (sugerindo o contrário do seu significado), é uma grande concepção que oferece soluções para muitos problemas ligados à inclusão como uma demanda da sociedade moderna. Por isso vou 1) revelar as raízes teóricas da concepção, 2) traçar o seu desenvolvimento histórico, a fim de mostrar como foi mal interpretado, 3) aplicar a concepção à inclusão e 4) demonstrar alguns exemplos práticos que mostram que a concepção também é importante para prática educacional – entre outras coisas, ajudando a fechar a lacuna entre teoria e prática.

Palabras clave : Psicologia; Educação; Vygotsky; Defectologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )