SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A compreensão Vygotskyana (mas só em parte de Vygotsky) da educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GIEST, Hartmut. Defectologia de Vygotsky: um termo equivocado para uma grande concepção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.334-346.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31725.

Embora defectologia seja um termo equivocado (sugerindo o contrário do seu significado), é uma grande concepção que oferece soluções para muitos problemas ligados à inclusão como uma demanda da sociedade moderna. Por isso vou 1) revelar as raízes teóricas da concepção, 2) traçar o seu desenvolvimento histórico, a fim de mostrar como foi mal interpretado, 3) aplicar a concepção à inclusão e 4) demonstrar alguns exemplos práticos que mostram que a concepção também é importante para prática educacional – entre outras coisas, ajudando a fechar a lacuna entre teoria e prática.

Palavras-chave : Psicologia; Educação; Vygotsky; Defectologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )