SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Vygotsky’s Defectology: A Misleading Term for a Great ConceptionTangible Interaction for Social Compensation at mediated process for functional diversity children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

TOOMELA, Aaro. A compreensão Vygotskyana (mas só em parte de Vygotsky) da educação especial. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.347-361.  Epub July 05, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31795.

Neste artigo, os princípios gerais da educação especial são discutidos a partir da perspectiva Vygotskyana. Em primeiro lugar, sugere-se que, para a compreensão da educação especial em particular e da psique e seu desenvolvimento em geral, a epistemologia estrutural-sistêmica deve ser aplicada. Para entender a educação especial, a psique e seu desenvolvimento devem ser entendidos em diferentes níveis de análise. Neste artigo, a primeira vida é definida com o intuito de definir a psique como uma forma especial de vida. A psique, no nível seguinte e mais específico da análise, é diferenciada em partes complementares, do indivíduo e de seu ambiente. O ambiente é definido em seguida, e distinguido teoricamente em quatro tipos. Nesta base teórica, a pedagogia e a educação especial são definidas. A educação especial deve basear-se na compreensão completa do aprendiz em diferentes níveis de análise: de acordo com estágios gerais de desenvolvimento, de acordo com o desenvolvimento durante o estágio, e no nível da estrutura do conhecimento. Destacam-se dois alvos principais da educação especial e três estratégias básicas de reabilitação neuropsicológica e educação especial.

Keywords : Educação especial; Vygotsky; Luria; Estratégias; Epistemologia estrutural-sistêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )