SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Defectologia de Vygotsky: um termo equivocado para uma grande concepçãoInteração tangível para a Compensação Social de processos mediados em crianças com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

TOOMELA, Aaro. A compreensão Vygotskyana (mas só em parte de Vygotsky) da educação especial. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.347-361.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31795.

Neste artigo, os princípios gerais da educação especial são discutidos a partir da perspectiva Vygotskyana. Em primeiro lugar, sugere-se que, para a compreensão da educação especial em particular e da psique e seu desenvolvimento em geral, a epistemologia estrutural-sistêmica deve ser aplicada. Para entender a educação especial, a psique e seu desenvolvimento devem ser entendidos em diferentes níveis de análise. Neste artigo, a primeira vida é definida com o intuito de definir a psique como uma forma especial de vida. A psique, no nível seguinte e mais específico da análise, é diferenciada em partes complementares, do indivíduo e de seu ambiente. O ambiente é definido em seguida, e distinguido teoricamente em quatro tipos. Nesta base teórica, a pedagogia e a educação especial são definidas. A educação especial deve basear-se na compreensão completa do aprendiz em diferentes níveis de análise: de acordo com estágios gerais de desenvolvimento, de acordo com o desenvolvimento durante o estágio, e no nível da estrutura do conhecimento. Destacam-se dois alvos principais da educação especial e três estratégias básicas de reabilitação neuropsicológica e educação especial.

Palavras-chave : Educação especial; Vygotsky; Luria; Estratégias; Epistemologia estrutural-sistêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )