SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A compreensão Vygotskyana (mas só em parte de Vygotsky) da educação especialTeorizações de Vygotski sobre a Defectologia: contribuições à educação especial do século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PASSERINO, Liliana; ROSELLO, Teresa Coma  e  BALDASSARRI, Sandra. Interação tangível para a Compensação Social de processos mediados em crianças com deficiência. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.362-373.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31732.

As tecnologias podem ter um papel mediador e potencializador da aprendizagem dos alunos com deficiência. Neste artigo se discute a compensação social nos processos mediados com tecnologias apresentando um estudo de caso no que se utiliza interação tangível com 6 crianças com autismo e 7 com problemas específicos de comunicação num processo de intervenção educativa. A partir dos dados, se analisam a interação social e processos de mediação emergentes no grupo pesquisado. Os resultados mostram una melhora das interações na maioria dos participantes assim como na sua capacidade representativa dos objetos manipulados, promovendo a transição do concreto ao simbólico. Essa mudança se mostrou mais evidente nos participantes que não possuíam linguagem oral funcional nem alfabetização. As mediações com a interação tangível e as diferentes formas de representação possibilitaram o acesso à linguagem simbólica e potencializaram a zona de desenvolvimento iminente, chave para a compensação social definida por Vygotsky.

Palavras-chave : Deficiência; Interação tangível; Compensação social; Mediação; Interação social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )