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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BARROCO, Sonia Mari Shima. Teorizações de Vygotski sobre a Defectologia: contribuições à educação especial do século XXI. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.374-384.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31826.

O texto expõe a pertinência das asserções teórico-metodológicas de L. S. Vygotski (1896-1934) à Defectologia Soviética em seu contexto original, quando a Educação Básica não era universalizada, e as coloca em perspectiva para o século XXI, quando a Educação é assumida como direito para todos, nos Estados democráticos e sob a perspectiva da inclusão social e educacional. O autor revela-se revolucionário por subsidiar uma visão integrada da constituição do psiquismo humano, por defender a possibilidade de humanização, a formação do edifício cultural nas pessoas com e sem deficiências.

Palavras-chave : Vygotski; Educação Especial; Defectologia.

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