SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Teorizaciones de Vygotski sobre Defectología: contribuciones a la educación especial del siglo XXIVolverse una persona através de una educación inclusiva innovadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SANNINO, Annalisa. Contrapondo o estigma da falta de moradia: a estratégia do programa finlandês Housing First como trabalho educacional. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.385-392.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.32025.

Há uma crescente preocupação global em relação à falta de moradia em muitas cidades afluentes e o estigma associado a esse fenômeno. O estudo foca em como o programa Housing First foi desenvolvido e implementado na Finlândia desde 2008 e está neutralizando o estigma da falta de moradia, facilitando o aprendizado coletivo e a formação de agentes. O estudo comprova este argumento conceitual com a ajuda de exemplos de relatos de jovens que vivenciam ou vivenciaram a falta de moradia e de profissionais que trabalham em unidades habitacionais apoiadas. O referencial teórico do estudo baseia-se no conceito Vygotskiano de déficit secundário e nos conceitos teórico-ativos de aprendizagem expansiva e agentes transformadores. A análise leva a um modelo inicial que descreve as etapas de aprendizagem coletiva e agentes entre atores institucionais e bairros. A análise mostra o papel educacional desempenhado por múltiplos atores e instituições no projeto finlandês para desabrigados a fim de promover novos modos de ação não apenas entre os clientes, mas também dentro da sociedade em geral. Esse papel é exercido por meio de negociações e acordos sistematicamente implementados, que estabelecem vias eficazes fora da marginalização e fora de orientações estigmáticas.

Palabras clave : Estigma de falta de moradia; Déficit secundário; Aprendizado expansivo; Formação de agentes; Programa finlandês Housing First.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )