SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Contrapondo o estigma da falta de moradia: a estratégia do programa finlandês Housing First como trabalho educacionalFundamentos de defectología e a formação de professores de Educação Especial no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

VEGGETTI, M. Serena. Tornar-se uma pessoa através de uma educação inclusiva inovadora. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.393-400.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31755.

1. Referindo-se a algumas das principais publicações sobre o chamado “problema difícil” das neurociências humanas (consciência), compara-se essa definição com o conceito de consciência proposto por Vygotskij e compartilhado pelos representantes da tendência histórico-cultural em psicologia. 2. A concepção sócio-genética parece, no estado atual da pesquisa, dar uma melhor explicação do “tornar-se uma pessoa”, seja normal ou deficiente, uma vez que os processos mentais superiores se desenvolvem de acordo com a cultura e a educação. 3. Argumenta-se que a base deste processo deriva de uma dinâmica de aprendizagem que, não sendo experimentada e apoiada com sucesso pela atividade de pesquisa em contextos educacionais, traz uma doença mais ou menos significativa. 4. Breves considerações sobre “personalidade” – um sujeito que domina todas as suas funções psíquicas superiores. 5. Como conclusão, todas as intervenções, sejam elas educativas, reeducacionais ou clínicas, devem dedicar uma maior atenção ao exercício da atividade de pesquisa no aprendizado escolar, como um meio efetivo para se alcançar a inclusão.

Palavras-chave : Consciência; Personalidade; Abordagem histórico-cultural da normalidade versus defeito; Tornar-se sujeito de atividade escolar; Pesquisa; Inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )