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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

COSTAS, Fabiane Adela Tonetto  y  SELAU, Bento. Fundamentos de defectología e a formação de professores de Educação Especial no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.401-410.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31865.

Este texto buscou confirmar se a obra Fundamentos de defectología (VYGOTSKI, 1997) constitui os materiais oficiais da SECADI/MEC/Brasil a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Realizou-se pesquisa nos materiais didáticos oficiais, não sendo observada esta obra. Nova busca constatou que a obra foi utilizada como referência na pós-graduação (três dissertações e uma tese), nos Grupos de Trabalho n. 15 – Educação Especial – e n. 20 – Psicologia da Educação – da ANPEd (uma pesquisa, três textos de discussão e aprofundamento) e em livros e periódicos (dois capítulos de livro, nove artigos publicados em periódicos) total de dezenove trabalhos. Dois destes referenciam a obra na formação de professores para atuação em Educação Especial ou atendimento educacional especializado, sugerindo ser esta, ainda, pouco disseminada na formação docente continuada.

Palabras clave : Defectologia; Política Nacional; Formação de Professores; Educação Especial.

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