SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Teacher working in the integrated technical courses in the Education Mode of Adults and Youths of the Federal Institute of Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SILVA, Mozart Linhares da  and  BUENO, Marisa Fernanda da Silva. As cotas étnico-raciais nas universidades federais brasileiras e o imperativo da inclusão. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.418-426.  Epub July 05, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.26091.

Analisa-se neste artigo o programa de cotas étnico-raciais nas universidades federais brasileiras como um dispositivo de in/exclusão, a partir das teorizações de Michel Foucault sobre a governamentalidade neoliberal e sobre os dispositivos de segurança. A proposta é problematizar o sistema de reserva de vagas nas universidades brasileiras, considerando o imperativo da inclusão como estratégia neoliberal de gestão da liberdade e de controle social. Na contemporaneidade, a gestão dos desejos da população, de sua capacidade de optar livremente e de requerer a sua participação nos jogos do mercado é considerada, neste caso, efeito dos dispositivos de segurança, o que aponta para a maneira como a governamentalidade neoliberal atua nos processos de subjetivação. É nesse sentido que a inclusão se torna a tônica dos preceitos sociais atuais e se traduz no discurso de que todos devem estar incluídos e podem lançar mão das possibilidades ofertadas pelo Estado. No entanto, a inclusão não garante a participação igualitária de todos e, por isso, não é necessariamente o oposto da exclusão, mas compõe a dinâmica da inclusão exclusiva.

Keywords : Cotas étnico-raciais; Educação; Neoliberalismo; Dispositivo de segurança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )