SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3The ethnic-racial quotas in brazilian federal universities and the imperative of inclusionThe children's literature between the aesthetic experience and moral education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

CASTRO, Mad Ana Desirée Ribeiro. O trabalho docente nos cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Goiás. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.427-436.  Epub July 05, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.25716.

Este artigo aborda o trabalho docente nos cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar dados levantados, por meio de questionário, sobre quem são e como desenvolvem a prática pedagógica os docentes dos cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Goiás (IFG). A análise é realizada a partir da formação desses docentes, e para isso, recupera-se tanto a trajetória histórica da EJA quanto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como modos educativos vinculados à formação de trabalhadores “pobres”. O artigo reitera como desafio educacional para a profissionalização dos trabalhadores estudantes, dentre outros, a formação dos docentes que atuam na EJA e na EPT.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; Formação docente; Trabalhadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )