SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Teacher working in the integrated technical courses in the Education Mode of Adults and Youths of the Federal Institute of GoiásOne look at national scientific production on education financing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GHIGGI, Gomercindo; CHAVES, Priscila Monteiro  and  SCHNEIDER, Daniela da Cruz. A literatura infantil entre a experiência estética e a educação moral. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.437-445.  Epub July 05, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.26054.

O presente artigo tem por finalidade propor uma problematização acerca da dimensão moral abordada pela literatura infantil na educação escolar, entrecruzada com a formação do leitor, enquanto sujeito no ato pedagógico. Interroga-se aqui a intensificação da moral nas práticas educativas em que a literatura infantil perde sua potência ética-estética para alinhar-se com uma proposição de doutrina moral. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho filosófico, a argumentação é estruturada pela perspectiva de Walter Benjamin – pela referência ao conceito de experiência – e Michel Foucault – no que tange à compreensão de moral como contraponto à ética e à conjugação com a noção de tecnologias do eu, bem como a apropriação de Jorge Larrosa do mesmo conceito.

Keywords : Literatura infantil; Experiência; Sujeito moral; Tecnologias do eu.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )