SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3El trabajo docente en los cursos técnicos integrados en el modelo de Educación de Jóvenes y Adultos del Instituto Federal de GoiásUna mirada sobre la producción científica nacional acerca de la financiación de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GHIGGI, Gomercindo; CHAVES, Priscila Monteiro  y  SCHNEIDER, Daniela da Cruz. A literatura infantil entre a experiência estética e a educação moral. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.437-445.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.26054.

O presente artigo tem por finalidade propor uma problematização acerca da dimensão moral abordada pela literatura infantil na educação escolar, entrecruzada com a formação do leitor, enquanto sujeito no ato pedagógico. Interroga-se aqui a intensificação da moral nas práticas educativas em que a literatura infantil perde sua potência ética-estética para alinhar-se com uma proposição de doutrina moral. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho filosófico, a argumentação é estruturada pela perspectiva de Walter Benjamin – pela referência ao conceito de experiência – e Michel Foucault – no que tange à compreensão de moral como contraponto à ética e à conjugação com a noção de tecnologias do eu, bem como a apropriação de Jorge Larrosa do mesmo conceito.

Palabras clave : Literatura infantil; Experiência; Sujeito moral; Tecnologias do eu.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )