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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GHIGGI, Gomercindo; CHAVES, Priscila Monteiro  e  SCHNEIDER, Daniela da Cruz. A literatura infantil entre a experiência estética e a educação moral. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.437-445.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.26054.

O presente artigo tem por finalidade propor uma problematização acerca da dimensão moral abordada pela literatura infantil na educação escolar, entrecruzada com a formação do leitor, enquanto sujeito no ato pedagógico. Interroga-se aqui a intensificação da moral nas práticas educativas em que a literatura infantil perde sua potência ética-estética para alinhar-se com uma proposição de doutrina moral. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho filosófico, a argumentação é estruturada pela perspectiva de Walter Benjamin – pela referência ao conceito de experiência – e Michel Foucault – no que tange à compreensão de moral como contraponto à ética e à conjugação com a noção de tecnologias do eu, bem como a apropriação de Jorge Larrosa do mesmo conceito.

Palavras-chave : Literatura infantil; Experiência; Sujeito moral; Tecnologias do eu.

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