SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Una mirada sobre la producción científica nacional acerca de la financiación de la educaciónSubjetividad en la y pela linguage: la construcción de la identidad docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVA, Suelén Teixeira da  y  BICCA, Angela Dillmann Nunes. Uniforme escolar: regulando os modos de vestir para a produção de um/a aluno/a “boa pinta”. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.453-462.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.27831.

Objetiva-se, a partir dos estudos culturais pós-estruturalistas articulados ao campo da Educação, compreender como o Manual do Uniforme Escolar do “Projeto Boa Pinta – Uniforme Escolar” participa da produção de sentidos sobre as vestimentas para ir à escola na rede municipal de ensino da cidade de Pelotas. Para cumprir tal objetivo, analisou-se o Manual do Uniforme Escolar, distribuído juntamente com os kits de uniformes da rede municipal de Pelotas, a partir do conceito de representação cultural. Essa discussão focalizou como a vestimenta pode disciplinar e regular os indivíduos, instaurando compreensões acerca de igualitarismo, de higiene e de segurança, que, por sua vez, funcionam para produzir modos específicos de vestir-se para ir à escola e, ao contrário do que possa parecer, valorizam a aparência.

Palabras clave : Estudos culturais; Uniformes escolares; Disciplinamento; Regulação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )