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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SILVA, Suelén Teixeira da  e  BICCA, Angela Dillmann Nunes. Uniforme escolar: regulando os modos de vestir para a produção de um/a aluno/a “boa pinta”. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.453-462.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.27831.

Objetiva-se, a partir dos estudos culturais pós-estruturalistas articulados ao campo da Educação, compreender como o Manual do Uniforme Escolar do “Projeto Boa Pinta – Uniforme Escolar” participa da produção de sentidos sobre as vestimentas para ir à escola na rede municipal de ensino da cidade de Pelotas. Para cumprir tal objetivo, analisou-se o Manual do Uniforme Escolar, distribuído juntamente com os kits de uniformes da rede municipal de Pelotas, a partir do conceito de representação cultural. Essa discussão focalizou como a vestimenta pode disciplinar e regular os indivíduos, instaurando compreensões acerca de igualitarismo, de higiene e de segurança, que, por sua vez, funcionam para produzir modos específicos de vestir-se para ir à escola e, ao contrário do que possa parecer, valorizam a aparência.

Palavras-chave : Estudos culturais; Uniformes escolares; Disciplinamento; Regulação.

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