SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Uniforme escolar: regulando os modos de vestir para a produção de um/a aluno/a “boa pinta”A escola (a)pesar: a educação em tempos de leveza hipermoderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

NIEDERAUER, Carina Maria Melchiors  e  AZEVEDO, Tânia Marís de. Subjetividade na e pela linguagem: a construção da identidade docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.463-470.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29726.

Este artigo tem por objetivo abordar a construção da identidade docente pelo viés da subjetividade na linguagem. Para isso, inicialmente é apresentado o aporte teórico que fundamenta essa proposta, os estudos benvenistianos, seguidos de uma breve incursão pela filosofia buberiana, assim como pelo olhar de alguns estudiosos da Educação, quanto a como o docente se vê e se constrói como professor, demonstrando, ainda, algumas das influências externas (culturais, sociais etc.) que interferem nesse processo de constituição docente. Por fim, é feita uma análise de alguns discursos de professores que falam sobre como se veem como docentes, bem como veem o profissional de maneira geral, a fim de ser demonstrado de que forma se marcam na e pela linguagem e como por ela manifestam a subjetividade no processo de construção de sua identidade docente.

Palavras-chave : Educação; Subjetividade; Constituição da identidade docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )