SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Subjetividad en la y pela linguage: la construcción de la identidad docenteLa desigualdad en Brasil: capital étnico-racial en el acceso a la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

AQUINO, Isis Stadulne  y  DIPP, Renata Plácido. A escola (a)pesar: a educação em tempos de leveza hipermoderna. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.471-477.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29404.

A sociedade hipermoderna é uma sociedade excitada que demanda da escola a personalização do ensino e a customização e espetacularização da experiência escolar. Este texto tem como objetivo levantar interseções e questionamentos acerca do caráter hiperconsumista da expansão capitalista, das características peculiares da sociedade hipermoderna e do lugar da escola e da educação diante desses novos paradigmas. Para tal, aproximou-se a perspectiva psicanalítica das teorias filosóficas de pensadores como Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky a fim de lançar luz aos impactos importantes à fragilização do laço social oriundos da nova ordem socioeconômica. Nesse sentido, é possível pensar que, para além do peso das novas demandas econômicas, culturais e tecnológicas, cabe à escola ocupar uma posição de ação estruturante e edificadora e colocar-se como instância social que guarda o interesse da formação do sujeito ético, reflexivo, crítico e sensível às urgências de um país, cujos altos índices de desigualdade asseguram um monopólio de privilégios.

Palabras clave : Escola; Sociedade; Hipermodernidade; Leveza; Consumo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )