SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Subjetividade na e pela linguagem: a construção da identidade docenteDesigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

AQUINO, Isis Stadulne  e  DIPP, Renata Plácido. A escola (a)pesar: a educação em tempos de leveza hipermoderna. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.471-477.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29404.

A sociedade hipermoderna é uma sociedade excitada que demanda da escola a personalização do ensino e a customização e espetacularização da experiência escolar. Este texto tem como objetivo levantar interseções e questionamentos acerca do caráter hiperconsumista da expansão capitalista, das características peculiares da sociedade hipermoderna e do lugar da escola e da educação diante desses novos paradigmas. Para tal, aproximou-se a perspectiva psicanalítica das teorias filosóficas de pensadores como Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky a fim de lançar luz aos impactos importantes à fragilização do laço social oriundos da nova ordem socioeconômica. Nesse sentido, é possível pensar que, para além do peso das novas demandas econômicas, culturais e tecnológicas, cabe à escola ocupar uma posição de ação estruturante e edificadora e colocar-se como instância social que guarda o interesse da formação do sujeito ético, reflexivo, crítico e sensível às urgências de um país, cujos altos índices de desigualdade asseguram um monopólio de privilégios.

Palavras-chave : Escola; Sociedade; Hipermodernidade; Leveza; Consumo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )