SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3La escuela (a)pesar: la educación en tiempos de la levedad hipermoderna índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

AGUIAR, Márcio Mucedula  y  PIOTTO, Débora Cristina. Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.478-491.  Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.24897.

O objetivo deste trabalho é analisar indicadores socioeconômicos e étnico-raciais de estudantes da Universidade de São Paulo após a adoção de seu Programa de Inclusão Social. Foram analisados dados sobre renda familiar, origem escolar, escolaridade dos pais e cor / raça dos estudantes dos três cursos mais seletivos e dos três menos seletivos da USP entre 2005 e 2014. Os resultados mostram que, em relação ao aspecto étnico-racial, muito embora os cursos menos seletivos tenham apresentado maior diversificação, todos os analisados foram constituídos, majoritariamente, por estudantes autodeclarados brancos.

Palabras clave : Ações afirmativas; Cotas; Estudantes negros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )