SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Leisure, neighborhood and school: the testimony of young protagonists of violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

NEUSCHARANK, Angelica; DALMASO, Alice Copetti  and  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Agenciamento cartografia-garimpagem: um modo de produzir pesquisa em educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.3-11.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26673.

Este texto apresenta o processo de elaboração de uma pesquisa em educação concluída em 2015, onde se discute o método agenciamento-cartografia-garimpagem. Trata-se de uma problematização sobre a performance da cartografia, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), e de Passos et al. (2015), que também se apropriaram deste conceito enquanto método. Busca-se, neste artigo, mostrar o processo de produzir uma pesquisa, não para ser aplicada, mas experimentada, pois o agenciamento cartógrafo-garimpeiro diz respeito a uma prática que fez do ínfimo a possibilidade de pensar e escrever, de compor uma pesquisa com os heterogêneos recolhidos a partir dos mais diversos lugares: da docência e da discência, nos encontros que temos com pessoas, coisas e leituras. Trata-se, afinal, de um percurso investigativo que acolheu os dados, ao invés de escolhê-los, de um guardar e agrupar impurezas encontradas no percurso cartógrafo-garimpeiro de pesquisar: uma seleção aos avessos.

Keywords : Cartografia-garimpagem; Agenciamento; Pesquisa em educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )