SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Ocio, barrio y escuela en lo testimonio de jóvenes protagonistas de violencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

NEUSCHARANK, Angelica; DALMASO, Alice Copetti  y  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Agenciamento cartografia-garimpagem: um modo de produzir pesquisa em educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.3-11.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26673.

Este texto apresenta o processo de elaboração de uma pesquisa em educação concluída em 2015, onde se discute o método agenciamento-cartografia-garimpagem. Trata-se de uma problematização sobre a performance da cartografia, a partir do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), e de Passos et al. (2015), que também se apropriaram deste conceito enquanto método. Busca-se, neste artigo, mostrar o processo de produzir uma pesquisa, não para ser aplicada, mas experimentada, pois o agenciamento cartógrafo-garimpeiro diz respeito a uma prática que fez do ínfimo a possibilidade de pensar e escrever, de compor uma pesquisa com os heterogêneos recolhidos a partir dos mais diversos lugares: da docência e da discência, nos encontros que temos com pessoas, coisas e leituras. Trata-se, afinal, de um percurso investigativo que acolheu os dados, ao invés de escolhê-los, de um guardar e agrupar impurezas encontradas no percurso cartógrafo-garimpeiro de pesquisar: uma seleção aos avessos.

Palabras clave : Cartografia-garimpagem; Agenciamento; Pesquisa em educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )