SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Cartography-mining agencying: a way to produce research in educationMusic learning in an articulated regime of attendance in Portugal: results of an action research project at the Conservatory of Vale do Sousa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MELO, Luciano Plez de  and  SALLES, Leila Maria Ferreira. Lazer, bairro e escola no depoimento de jovens protagonistas de violência. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.12-22.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26918.

Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção social de jovens protagonistas de violência em espaços de estadas cotidianas, como o bairro, os locais de lazer e a escola. Foram realizadas entrevistas focais com dois grupos de jovens matriculados em duas escolas públicas localizadas em bairros da periferia urbana empobrecida de uma cidade do interior de São Paulo e, pelas próprias escolas, considerados como protagonistas de violência. As regularidades discursivas presentes nos depoimentos foram analisadas. Os depoimentos apontaram que os modos de inserção social dos jovens trazem marcas acentuadas que são decorrentes da moradia em um conjunto de bairros que concentra, de acordo com dados do Censo de 2010, 7% da população do município, e que tais marcas adentram todos os locais de estada cotidiana, inclusive a escola. Os jovens, contudo, parecem desconsiderar as determinações externas que configuram as características dos locais que frequentam e as estadas em comum, o que dificulta o estabelecimento de vínculos que favoreçam a sua agregação e resistência às situações que vivem.

Keywords : Jovens; Inserção social; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )