SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Agenciamiento cartografía-excavación: un modo de producir investigación en educaciónLa frecuencia de la enseñanza de la música en régimen articulado en Portugal: resultados de un proyecto de investigación-acción en el Conservatorio do Vale do Sousa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MELO, Luciano Plez de  y  SALLES, Leila Maria Ferreira. Lazer, bairro e escola no depoimento de jovens protagonistas de violência. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.12-22.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26918.

Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção social de jovens protagonistas de violência em espaços de estadas cotidianas, como o bairro, os locais de lazer e a escola. Foram realizadas entrevistas focais com dois grupos de jovens matriculados em duas escolas públicas localizadas em bairros da periferia urbana empobrecida de uma cidade do interior de São Paulo e, pelas próprias escolas, considerados como protagonistas de violência. As regularidades discursivas presentes nos depoimentos foram analisadas. Os depoimentos apontaram que os modos de inserção social dos jovens trazem marcas acentuadas que são decorrentes da moradia em um conjunto de bairros que concentra, de acordo com dados do Censo de 2010, 7% da população do município, e que tais marcas adentram todos os locais de estada cotidiana, inclusive a escola. Os jovens, contudo, parecem desconsiderar as determinações externas que configuram as características dos locais que frequentam e as estadas em comum, o que dificulta o estabelecimento de vínculos que favoreçam a sua agregação e resistência às situações que vivem.

Palabras clave : Jovens; Inserção social; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )