SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Lazer, bairro e escola no depoimento de jovens protagonistas de violênciaUso das TIC na educação superior a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

RIBEIRO, António José Pacheco  e  VIEIRA, Maria Helena Gonçalves Leal. A frequência do ensino da música em regime articulado em Portugal: resultados de um projeto de investigação-ação no Conservatório do Vale do Sousa. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.23-34.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28201.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Conservatório do Vale do Sousa em torno do ensino da música em regime articulado. Este trabalho pretendeu questionar o conceito de escola vocacional, testar possíveis redefinições do ensino da música em regime articulado e estudar as vantagens do reforço das articulações pedagógicas do ensino vocacional com o ensino genérico. A investigação-ação corporizou o projeto e contemplou dois grupos de trabalho: um do ensino vocacional e outro do ensino genérico. A pesquisa permitiu concluir que, no contexto em estudo, não é possível diferenciar, através dos resultados musicais, a população que frequenta a escola especializada e a escola genérica, colocando em causa o conceito de escola vocacional; o ensino da música na escola vocacional e na escola genérica encontra-se mergulhado em uma ambiguidade profunda; a pedagogia instrumental em grupo revelou-se uma metodologia eficaz. O ensino especializado da música necessita, assim, contemplar estratégias didático-pedagógicas de diversificação dos percursos de aprendizagem, introduzir tipologias musicais diversificadas e possibilitar a todas as crianças a aprendizagem de um instrumento musical.

Palavras-chave : Educação musical; Ensino vocacional; Ensino genérico; Ensino instrumental em grupo; Regime articulado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )