SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1La frecuencia de la enseñanza de la música en régimen articulado en Portugal: resultados de un proyecto de investigación-acción en el Conservatorio do Vale do SousaReunir, festejar y comunicar: las relaciones familia-escuela en el Programa de Residencia Pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BAXTO, Welinton  y  CARNEIRO, Vânia Lúcia Quintão. Uso das TIC na educação superior a distância. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.35-43.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28389.

Este artigo aborda como tem acontecido o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação superior a distância em estudo no período de 2012 a 2016. A metodologia aplicada foi a revisão sistemática com coleta de dados via Portal da CAPES em diferentes bases de dados. Posteriormente, os resultados foram tratados com auxílio do software StArt3 e analisados, sintetizados e organizados por adjacências de ideias. Da análise conclui-se que a integração das TIC na educação superior a distância está acontecendo de forma e ritmo diferente nas instituições. Os estudos reforçam a necessidade da melhoria do desempenho acadêmico com o uso das TIC, aponta para o desenvolvimento das competências integrais dos professores, estudantes e equipe acadêmico-administrativas, bem como, a necessidade de novos estudos voltados às complexidades da aplicação das TIC na educação superior a distância.

Palabras clave : Tecnologia da informação e comunicação; Educação a distância; Educação superior; Revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )