SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1School Learning Evaluation Program: performance and learning indicatorsConnecting Museums: a case study in leadership, innovation and education in university science museums leading internationalisation projects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ZIMBICO, Octavio Jose. História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em Moçambique. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.67-76.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28623.

Este texto trata do modelo de escolarização primária em Moçambique, de 1975 a 1982, partindo da questão: até que ponto as mudanças organizacionais afetaram esse modelo, ao nível das políticas educativas e das propostas paradigmáticas? A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise da revista Tempo. Concluímos que a escola primária moçambicana é um modelo político, que, em termos organizacionais é centro democrático e de formação do homem novo1. Ao nível da política educativa era um modelo a replicar. Em termos de propostas paradigmáticas, as relações entre os sujeitos (alunos e professores) deviam se basear no nacionalismo e na emancipação.

Keywords : Modelo escolar; Escola primária moçambicana; Espaço de debate.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )