SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Programa de Evaluación del Aprendizaje Escolar (PAAE): indicadores de rendimiento y aprendizajeConnecting Museums: un estudio de caso sobre liderazgo, innovación y educación en museos de ciencias universitarios liderando de proyectos de internacionalización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ZIMBICO, Octavio Jose. História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em Moçambique. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.67-76.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28623.

Este texto trata do modelo de escolarização primária em Moçambique, de 1975 a 1982, partindo da questão: até que ponto as mudanças organizacionais afetaram esse modelo, ao nível das políticas educativas e das propostas paradigmáticas? A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise da revista Tempo. Concluímos que a escola primária moçambicana é um modelo político, que, em termos organizacionais é centro democrático e de formação do homem novo1. Ao nível da política educativa era um modelo a replicar. Em termos de propostas paradigmáticas, as relações entre os sujeitos (alunos e professores) deviam se basear no nacionalismo e na emancipação.

Palabras clave : Modelo escolar; Escola primária moçambicana; Espaço de debate.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )