SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1History, policy and education: the new primary schooling model in MozambiqueInfluences contexts for the development of professionals and professionalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FERRARO, José Luís Schifino et al. Connecting Museums: um estudo de caso sobre liderança, inovação e educação em museus de ciências universitários liderando projetos de internacionalização. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.77-84.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29526.

Este artigo constitui-se de um relato sobre o Connecting Museums: liderança, inovação e educação em Museus de Ciências, uma conferência internacional envolvendo três museus universitários: o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), o Great North Museum: Hancock (GNM), da Newcastle University (NU) e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). A parceria entre as instituições iniciou-se a partir de um projeto para o desenvolvimento de uma exposição conjunta, organizada pelo MCT-PUCRS e pelo GNM financiada pelo Newton Fund por meio do edital Institutional Skills 2016 promovido pelo British Council. Os dois museus apresentaram o projeto na conferência do University Museum Group (UMG) em 2016 no Reino Unido, despertando a atenção de colegas do OUMNH. Após a conferência, as equipes de gestão e de educação dos três museus iniciaram um diálogo que culminou na troca de conhecimentos e experiências nas áreas de liderança, inovação e educação em museus de ciências. Este diálogo resultou na primeira edição da conferência Connecting Museums em Porto Alegre, Brasil, em outubro de 2017. Participaram do evento 81 profissionais, entre pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, cujo interesse estava relacionado à museologia, ciências naturais e áreas correlatas.

Keywords : Museus de ciência; Liderança; Inovação; Educação em ciências; Internacionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )