SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em MoçambiqueContextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERRARO, José Luís Schifino et al. Connecting Museums: um estudo de caso sobre liderança, inovação e educação em museus de ciências universitários liderando projetos de internacionalização. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.77-84.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29526.

Este artigo constitui-se de um relato sobre o Connecting Museums: liderança, inovação e educação em Museus de Ciências, uma conferência internacional envolvendo três museus universitários: o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCT-PUCRS), o Great North Museum: Hancock (GNM), da Newcastle University (NU) e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH). A parceria entre as instituições iniciou-se a partir de um projeto para o desenvolvimento de uma exposição conjunta, organizada pelo MCT-PUCRS e pelo GNM financiada pelo Newton Fund por meio do edital Institutional Skills 2016 promovido pelo British Council. Os dois museus apresentaram o projeto na conferência do University Museum Group (UMG) em 2016 no Reino Unido, despertando a atenção de colegas do OUMNH. Após a conferência, as equipes de gestão e de educação dos três museus iniciaram um diálogo que culminou na troca de conhecimentos e experiências nas áreas de liderança, inovação e educação em museus de ciências. Este diálogo resultou na primeira edição da conferência Connecting Museums em Porto Alegre, Brasil, em outubro de 2017. Participaram do evento 81 profissionais, entre pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, cujo interesse estava relacionado à museologia, ciências naturais e áreas correlatas.

Palavras-chave : Museus de ciência; Liderança; Inovação; Educação em ciências; Internacionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )