SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Connecting Museums: a case study in leadership, innovation and education in university science museums leading internationalisation projectsDo not see, hear or speak: zarus present in the teaching discourses on sexual diversity and homophobia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GONCALVES, Crislainy de Lira  and  ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Contextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.85-95.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29748.

Este trabalho parte do entendimento de que a profissionalidade e o profissionalismo dos professores não se desenvolvem de forma homogênea, mas estão condicionados a diversos elementos que fazem parte de seus contextos pessoais, formativos e profissionais. Nesse sentido, objetivamos analisar os contextos que influenciam no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Nossas análises foram subsidiadas pela perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso (ORLANDI, 2005; 2012) e do Ciclo de Políticas (BALL, 2011), e tiveram por foco relacionar elementos apontados pela literatura como sendo fundantes para o delineamento da profissionalidade e do profissionalismo dos sujeitos a partir de suas pessoalidades.

Keywords : Contextos de influência; Profissionalidade; Profissionalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )