SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Connecting Museums: un estudio de caso sobre liderazgo, innovación y educación en museos de ciencias universitarios liderando de proyectos de internacionalizaciónNo ve, escuche o hable: zarus presentes en los discursos docentes sobre diversidad sexual y homofobia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GONCALVES, Crislainy de Lira  y  ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Contextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.85-95.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29748.

Este trabalho parte do entendimento de que a profissionalidade e o profissionalismo dos professores não se desenvolvem de forma homogênea, mas estão condicionados a diversos elementos que fazem parte de seus contextos pessoais, formativos e profissionais. Nesse sentido, objetivamos analisar os contextos que influenciam no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Nossas análises foram subsidiadas pela perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso (ORLANDI, 2005; 2012) e do Ciclo de Políticas (BALL, 2011), e tiveram por foco relacionar elementos apontados pela literatura como sendo fundantes para o delineamento da profissionalidade e do profissionalismo dos sujeitos a partir de suas pessoalidades.

Palabras clave : Contextos de influência; Profissionalidade; Profissionalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )