SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Contextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores“É perto, mas é muito, muito longe”: conversando com crianças sobre senso espacial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de  e  MAIO, Eliane Rose. Não veja, ouça ou fale: zarus presentes nos discursos docentes sobre diversidade sexual e homofobia. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.96-106.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29906.

Apresentamos os resultados parciais de uma investigação acerca da diversidade sexual e da homofobia representada no discurso de 38 educadores/as, dentre diretores/as, pedagogo/as e professoras, considerados informantes-chave do processo de formação escolar. O estudo foi realizado em 13 escolas públicas de ensino médio no Norte do Paraná onde objetivamos analisar como as práticas de violência às pessoas LGBTQIA se manifestam na escola a partir do discurso desses/as agentes. Concluímos que a LGBTQIAfobia é reforçada na/pela escola através da reiteração de práticas excludentes, quando o assunto não é visto, ouvido ou falado. Tal conduta ocasiona distintos prejuízos sociais, ao retirar do ato de viver dessas pessoas o livre exercício dos modos de ser e sentir-se humano.

Palavras-chave : Escola; Diversidade Sexual; LGBTQIAfobia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )