SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Do not see, hear or speak: zarus present in the teaching discourses on sexual diversity and homophobiaWhy Chile? A post-critical analysis about scalar discourses of international academic mobility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ZOGAIB, Simone Damm  and  SANTOS-WAGNER, Vânia Maria Pereira dos. “É perto, mas é muito, muito longe”: conversando com crianças sobre senso espacial. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.107-116.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.30133.

Neste artigo evidenciamos indícios de orientação espacial de crianças de cinco anos, matriculadas em uma escola municipal de educação infantil. Consideramos o que elas dizem a respeito do trajeto escola/casa/escola. Tal estudo faz parte de uma pesquisa qualitativa de doutorado em educação sobre senso espacial infantil no campo da geometria. Este texto se constituiu a partir da escuta de crianças em catorze entrevistas realizadas, das quais selecionamos questões sobre noções espaciais de perto/longe. Em Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes e Delgado (2008) encontramos suporte teórico para tratar da orientação espacial. Corsaro (2011) e Sarmento (2007) nos auxiliaram nos estudos sobre infância. Verificamos que as crianças possuem conhecimentos sobre orientação espacial e relacionam noções espaciais de perto/longe aos seus próprios pontos de referência. Concluímos que é importante considerar os usos e significados que as crianças atribuem às noções espaciais, mas também vale considerar o papel significativo da escola em pensar e problematizar junto com as crianças essa orientação espacial no ambiente escolar, no bairro e na cidade onde vivem e se locomovem.

Keywords : Educação infantil; Educação matemática; Geometria; Senso espacial; Noções de perto/longe.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )