SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1“It's close, but it's very, very far”: talking with children about spatial senseThe student-worker's view of evasion and permanence in technical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MARTINEZ, César Augusto Ferrari. Por que Chile? Uma análise pós-crítica sobre os discursos de escala na mobilidade acadêmica internacional. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.117-126.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.30148.

A mobilidade acadêmica internacional é parte de uma trama de políticas de internacionalização que produzem diferença entre o global e o local, definindo o que se considera como boas práticas na pedagogia e gestão universitárias. Está baseada em imaginários espaciais fixos sobre a globalização, as fronteiras, as nações e os movimentos. Da mesma forma, fundamentada em práticas de mercado que utilizam estratégias corporativas para classificar e hierarquizar, a internacionalização produz lugares de excelência e sustenta uma cartografia epistemológica assimétrica. Neste artigo, se identificam na literatura enunciados lineais de escala, tais como interculturalidade, imersão, campus internacional, entre outros. Novas ferramentas teóricas são propostas para complexificar e aprofundar tais conceitos, pelas quais se entende que as trajetórias dos estudantes não são estáticas.

Keywords : Internacionalização; Mobilidade acadêmica internacional; Escala; Abordagem pós-crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )