SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1“É perto, mas é muito, muito longe”: conversando com crianças sobre senso espacialO olhar do aluno-trabalhador sobre evasão e permanência na educação técnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MARTINEZ, César Augusto Ferrari. Por que Chile? Uma análise pós-crítica sobre os discursos de escala na mobilidade acadêmica internacional. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.117-126.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.30148.

A mobilidade acadêmica internacional é parte de uma trama de políticas de internacionalização que produzem diferença entre o global e o local, definindo o que se considera como boas práticas na pedagogia e gestão universitárias. Está baseada em imaginários espaciais fixos sobre a globalização, as fronteiras, as nações e os movimentos. Da mesma forma, fundamentada em práticas de mercado que utilizam estratégias corporativas para classificar e hierarquizar, a internacionalização produz lugares de excelência e sustenta uma cartografia epistemológica assimétrica. Neste artigo, se identificam na literatura enunciados lineais de escala, tais como interculturalidade, imersão, campus internacional, entre outros. Novas ferramentas teóricas são propostas para complexificar e aprofundar tais conceitos, pelas quais se entende que as trajetórias dos estudantes não são estáticas.

Palavras-chave : Internacionalização; Mobilidade acadêmica internacional; Escala; Abordagem pós-crítica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )