SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Why Chile? A post-critical analysis about scalar discourses of international academic mobilityThe status of public and democratic good in national assessments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; SILVA FILHO, Raimundo Barbosa  and  COSTA, Ana Maria Raiol da. O olhar do aluno-trabalhador sobre evasão e permanência na educação técnica. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.127-137.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29329.

Neste artigo objetivou-se trazer para o debate algumas causas sobre a evasão e a permanência escolar na educação sob o olhar do aluno-trabalhador que participa dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP, campus de Santana. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa embasada no materialismo histórico dialético e nos dados tratados com os procedimentos de análise de conteúdo. As análises das entrevistas foram divididas em três partes: perspectiva de entrada no curso; variáveis determinantes para evasão, permanência do aluno-trabalhador do IFAP/STN e expectativa e percepções pós-conclusão do curso. As variáveis mais importantes que apareceram em nossa pesquisa, causadoras da permanência e da evasão do aluno-trabalhador foram: trabalho; família; infraestrutura da escola; convivência; práticas pedagógicas e estágio.

Keywords : Evasão; Permanência; Aluno-trabalhador; Curso técnico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )