SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Por que Chile? Uma análise pós-crítica sobre os discursos de escala na mobilidade acadêmica internacionalO status de bem público e democrático nas avaliações nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; SILVA FILHO, Raimundo Barbosa  e  COSTA, Ana Maria Raiol da. O olhar do aluno-trabalhador sobre evasão e permanência na educação técnica. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.127-137.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29329.

Neste artigo objetivou-se trazer para o debate algumas causas sobre a evasão e a permanência escolar na educação sob o olhar do aluno-trabalhador que participa dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP, campus de Santana. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa embasada no materialismo histórico dialético e nos dados tratados com os procedimentos de análise de conteúdo. As análises das entrevistas foram divididas em três partes: perspectiva de entrada no curso; variáveis determinantes para evasão, permanência do aluno-trabalhador do IFAP/STN e expectativa e percepções pós-conclusão do curso. As variáveis mais importantes que apareceram em nossa pesquisa, causadoras da permanência e da evasão do aluno-trabalhador foram: trabalho; família; infraestrutura da escola; convivência; práticas pedagógicas e estágio.

Palavras-chave : Evasão; Permanência; Aluno-trabalhador; Curso técnico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )