SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The student-worker's view of evasion and permanence in technical educationThe educational dimension of non-school education: does this debate make sense? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SANTOS, Juliano Vilmar dos; SOUZA, Osmar de; HEINZLE, Marcia Regina Selpa  and  KATH, Rosane Cristina Torres. O status de bem público e democrático nas avaliações nacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.138-149.  Epub June 10, 2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26743.

Este artigo é resultado de uma elaboração teórico-crítica e tem o objetivo de analisar os dois principais instrumentos de avaliação da educação brasileira: o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no tocante a princípios que privilegiem a participação democrática e com status de bem público. Como resultado depreende-se que, embora se busque a participação de diferentes atores da instituição no intuito de melhorias para o estabelecimento educacional, ainda é forte a presença de conceitos mercadológicos nas avaliações institucionais que silenciam e não retratam a qualidade da educação ofertada pela instituição.

Keywords : Avaliação em larga escala; Participação democrática; Saeb; Sinaes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )