SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1La mirada del alumno-trabajador sobre evasión y permanencia en la educación técnicaLa dimensión educativa de la educación no escolar: ¿tiene sentido este debate? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SANTOS, Juliano Vilmar dos; SOUZA, Osmar de; HEINZLE, Marcia Regina Selpa  y  KATH, Rosane Cristina Torres. O status de bem público e democrático nas avaliações nacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.138-149.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26743.

Este artigo é resultado de uma elaboração teórico-crítica e tem o objetivo de analisar os dois principais instrumentos de avaliação da educação brasileira: o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior no tocante a princípios que privilegiem a participação democrática e com status de bem público. Como resultado depreende-se que, embora se busque a participação de diferentes atores da instituição no intuito de melhorias para o estabelecimento educacional, ainda é forte a presença de conceitos mercadológicos nas avaliações institucionais que silenciam e não retratam a qualidade da educação ofertada pela instituição.

Palabras clave : Avaliação em larga escala; Participação democrática; Saeb; Sinaes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )